quarta-feira, 22 de julho de 2009

Boa ação e Ignorância

Me sinto muito bem quando eu estou sentada no ônibus e peço pra segurar os livros de alguém, cedo lugar a algum velhinho(o), grávida ou com bebê e recebo um “ô, minha filha, muito obrigada, viu?”. Dá aquela sensação de boa ação do dia, sabe?

Mas nem tudo é perfeito. Sendo esta boa ação um ato bilateral, que precisa da minha participação e da pessoa que a recebe (me sentindo tão inteligente estudando Direito...), esta tem que estar pelo menos de bom humor pra tudo sair bem.

Aí que estou eu no meu CDU/Boa Viagem/Caxangá muito feliz por estar sentada junto à janela enquanto o ônibus está lotado, quando entra um cidadão com uma menininha no colo, de uns 2 ou 3 anos. Muito prestativa, vi que ninguém mais perto dele se prontificou, toquei nele e já me levantando disse “sente aqui”, crente que ia marcar na minha agenda a boa ação do dia, quando a figura me responde: Não! Precisa não! E me vira a cara, sem mais nem menos. Com cara de tacho e ainda sem acreditar naquela recusa (e observada por todos os passageiros) coloquei meus fones de ouvido e tratei de chamar o cidadão de tudo, menos de anjo, em meus pensamentos, ao som de Michael Jackson.

Algumas paradas adiante, fui acordada dos meus devaneios por uma gritaria entre os passageiros. Uma mulher que estava sentada nas “cadeiras preferenciais para pessoas com crianças de colo” gritava loucamente: “Avemaria, sente meu filho, eu juro que não vi você aí, me desculpe, sente, vá”, e o estúpido só olhava com cara de nada-está-acontecendo e dizia “não, não, precisa não!”, ao que ela respondia “Não, de jeito nenhum, que uma pessoa com uma criança no colo vai ficar em pé enquanto eu estiver sentada, de jeito nenhum”.

Bom, no fim das contas, o grosso-estúpido-fique-em-pé-para-sempre ficou lá, em pé, com a menina no colo e a mulher enfim sentou-se, indignada, no lugar dela.

Pra mim ele tava com hemorróida. Pronto, falei.

3 comentários:

Beolina disse...

ah, eu não ligo não quando recusam... me irrita mais quando aceitam e vem com grosseria, me empurrando pra pegar logo o lugar, como se eu fosse desistir de cedê-lo.

Nara disse...

Recusar não é o problema, a bronca é a grosseria! Custa ser simpático e dizer, um "não, OBRIGADO"?? Custa!?!

Allan Machado disse...

Eu não pego, pq NINGUEM NUNCA PEGA PRA MIM... é fato !
Talvez o fato de eu ter 1.84 de altura e ser forte bombado (Não estou me gabando, acredite) elas acham que eu tenho quatro mãos!