terça-feira, 14 de julho de 2009

Ele ou Ela: faz diferença pra VOCÊ?

Então que existe esse conto, que fala sobre o Projeto Bebê X, uma experiência comandada por cientistas tentando descobrir o que aconteceria se uma criança fosse criada e educada sem atribuições de gênero. Sob orientação dos pais, X podia vestir roupas ditas masculinas e roupas ditas femininas, podia brincar de boneca e de casinha, e podia jogar futebol e colecionar figurinhas de carros e monstrengos. Independente do seu sexo biológico, X podia fazer qualquer coisa que se sentisse à vontade pra fazer, sem que seus pais o proibissem de correr e se descabelar "porque mocinhas devem ser comportadas", caso fosse menina, ou de chorar e dançar balé, "porque homem que é homem não faz isso", caso fosse menino. X era livre.

Aí tem esse casal de suecos que achou legal repetir a experiência na vida real, o que nos leva a Pop, criança de dois anos e meio cujo sexo é desconhecido... para nós. Assim como X, Pop sabe quem é. El@ sabe a diferença entre menino e menina e sabe se el@ é um ou outro, mas está sendo ensinad@ que isso não faz muita diferença, que sendo homem ou mulher, el@ pode ser o que el@ quiser, que ter nascido assim ou assado não deveria alterar o modo como as pessoas @ tratam. E é aí que começa o problema.

Para o resto do mundo, faz MUITA diferença você ser homem ou mulher: seu salário será maior ou menor, você poderá ser agredido em casa "por amor", de você será exigido valentia e provas de masculinidade, vão achar estranho você não gostar de se maquiar, vão dizer que sua mulher é o homem da casa caso você não trabalhe, etc etc etc.

Então o mundo se revoltou, claro. Querem porque querem que os pais de Pop digam o que el@ é, e os acusam de estarem estragando a vida da criança, mas, sinceramente? O mundo vai fazer muito mais estrago que esses pais. Eles dão amor e carinho a criança, pelo que parece, não falta nada para atender as suas necessidades de bebê e el@ não é orientado a gostar de menino nem de menina, apesar de já ter como referência os próprios pais héteros. O problema é mesmo só o mundo que não sabe lidar com uma pessoa sem que ela já venha classificada e cheia de conceitos pré-estabelecidos.

Não importa que el@ pode ser uma boa pessoa e que receba carinho dos pais, importa SÓ se é homem ou mulher e que esses pais estão proibindo o mundo de decidir que tipo de atitudes exigirá del@ de acordo com o seu sexo.

Logo, logo o próprio corpo de Pop se encarregará de dar essa resposta mas, até lá, el@ mesm@ será capaz de decidir o que fazer de sua vida.

Para ler mais: http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2009/07/02/pais-nao-revelem-sexo-de-sua-crianca-de-dois-anos-e-meio/

O link para o conto eu fico devendo, mais tarde eu publico.


#UPDATE#

O link que prometi, pra treinar o inglês: http://www.gendercentre.org.au/22article4.htm

Nenhum comentário: