sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Momento "escrevi e não quero deixar guardado"


O Pequeno Príncipe (The Little Prince - 1974)

Quem nunca teve a oportunidade de ler o livro de Antoine de Saint-Exupéry ao menos já ouviu falar da encantadora história de O Pequeno Príncipe. O livro, que hoje é considerado um clássico da literatura mundial, teve uma adaptação cinematográfica musical, de 1974, tímida em relação ao sucesso do livro.

A história é de um aviador (Richard Kiley) que, quando criança, sentia-se incompreendido pelos adultos e cresceu assim, vivia sozinho, sem ninguém com quem realmente conversar. Enquanto fazia uma viagem da França para a Índia, vê-se no meio do Deserto do Saara com o avião quebrado. É aí que ele encontra um principezinho enigmático de outro planeta, um planeta bem pequeno, que tem apenas três vulcões e uma rosa. A partir de então surge uma relação de carinho e cuidado entre os dois perdidos no deserto. De forma sutil e inocente, o pequeno príncipe (Steven Warner) conta suas aventuras pelo universo e seus encontros com reis e generais de outros planetas, a fim de conhecer mais sobre a vida.

Destaca-se nesse percurso a Raposa interpretada por Gene Wilder que, com o mesmo ar misterioso do Willy Wonka interpretado por ele em “A Fantástica Fábrica de Chocolates” (1971), ensina sobre a responsabilidade de cada um sobre aquilo que se cativa. Não menos interessante é a Serpente, interpretada por Bob Fosse, com performance impossível de não ser comparada ao rei do pop, Michael Jackson.

A trilha sonora e as músicas são tão suaves quanto toda a fábula em si, e o diretor Stanley Donen usa de recursos cinematográficos interessantes para dar um ar mais fantasioso, como a câmera posicionada de baixo para cima de modo a transparecer a incompreensão dos adultos ao jovem aviador, e o uso abusivo da grande angular.

Com tudo isso, embora possa parecer um pouco lento para os não muito fãs de musicais, o filme consegue emocionar e passar com louvor toda a magia de uma fábula que pode parecer infantil mas que alcança um público muito maior.



PS: A dublagem é péssima, mas as versões legendadas do Youtube estavam horríveis...

3 comentários:

Natali Assunção disse...

Ok, já vi o filme umas duas vezes e, definitivamente, a serpente é a melhor!
O filme é interessante e bem característico, né? Embora não supere o livro, o que normalmente acontece mesmo, né?

Beolina disse...

eu amo o pequeno príncipe, apesar de considerá-lo um dos livros mais tristes de todos os tempos, lado a lado com meu pé de laranja lima... não posso com garotinhos loirinhos e melancólicos, chorei horrores lendo os dois...
já o filme eu nunca vi =T

Nara disse...

nunca li meu pé de laranja lima...
Ah, bea, eu tb nem sabia que existia até Natali fazer um trabalho sobre numa aula que tivemos na Faculdade. Agora eu tenho =D