quinta-feira, 25 de junho de 2009

Então foi São João...

Ah, eu gostava do São João quando era criança...
Um mês antes da festa da escola começavam os ensaios pra quadrilha, as fofoquinhas de “quem vai dançar com quem”, quem vai chamar quem pra dançar na hora do balancê, e se era pra fazer o passo que a menina senta no colo do menino... senta que lá vêm as risadinhas.
Rainha do Milho eu nunca fui, mas já ajudei bastante. Até vender bobó de camarão no Casquetinho, chiclete e bala no recreio. E no fim das contas era tanta da confusão entre as candidatas a tal que sai de baixo.
No dia da festa: o vestido que passamos o mês inteiro aperriando a pobre da costureira, as cinco pintinhas nas bochechas, dois pitós (ou xuxinha) a la Chiquinha; canjica, pamonha, milho assado, cozido; traque de massa, traque (que não é de massa), peido de véia, vulcão, chuvinha, cobrinha... Avemaria, era tanta coisa que no final da festa a gente capotava!
Mas era mesmo muito divertido!!
Hoje já não se pode dizer o mesmo... pra mim São João se resume a fumaça e forró – ambos empurrados goela abaixo sem a minha vontade pelos queridos vizinhos da casa da minha avó. A parte que realmente vale a pena é a comilança. Ah... nada como um milhinho assado, pamonha e canjica! Essa parte eu realmente a-do-ro!

Eu cresci ou fiquei mal-humorada?

8 comentários:

Beolina disse...

acho que vc ficou mal-humorada, pq eu continuo A-DO-RAN-DO festa de são joão e fiquei arrasada desse ser o segundo ano consecutivo que eu passo o são joão numa cidade que não considera o dia 24/06 feriado... ainda me iludiram dizendo que sábaado agora teria uma festa junina pra eu ir, e eu já super separando minha sandalinha de couro pra ARRASAR no forró e na quadrilha, mas... adiram pro outro fds, qnd eu n mais estarei aqui. =(
já as comidas eu só gosto de milho zido e tapioca. detesto blo de milho, canjica, pamonha, etc etc etc. #prontofalei.

(...)

meu comentario foi quase um post novo... =P

Nara disse...

É vero, eu gosto de uma festinha assim com uma turma bem bacana pra chamar de sua e tirar onda. Mas se me chamar pra um show de forró em Caruaru eu vou pensar duas vezes antes de inventar uma desculpa bem fuleira =P
Claro que isso é hoje, vai que amanhã eu não tô ralando bucho por aí? #acontece

Nara disse...

Mas, pensando bem, com essa turma bacana pra chamar de sua dá até pra encarar...

Beolina disse...

no no no.. eu me arrisco no forró "raiz" e na quadrilha, vestida de matuta e de pitó no cabelo. show de banda de forró com mil outras pessoas ariando fivela já n é muito a minha praia não.. nem com uma turma bacana pra chamar de minha!

Beolina disse...

... claro que isso é hoje, vai que amanhã eu... hum... não, eu não vou não.

Nara disse...

Ah bom, já vinha aqui falar de um certo Forró Caju que passei com você e sua "animação matuta"!!

Beolina disse...

nem vem que ali n era nem banda de forró tocando, viu? era naurÊa e cordel do fogo encantado -- quer mais raiz que isso???

Caleidoscópio disse...

Nara você ficou mau-humorada sim e eu fiquei ainda pior.

Motivos pelos quais detesto São João:

1. Odeio fogos
2. Qual é a da fogueira deixando tudo fedorento e provocando um ardor insuportável nos olhos?
3. Forró (e fui para um interior onde tocava um dito forró e swingueira, creia! Pé de serra e tradicional eu gosto, mas tudo com moderação e certos forrós... não deveriam levar esse nome).
4. Milho (de milho só gosto de cuzcuz e pipoca e mesmo assim, não curto muito pipoca. Sério, qlqr outra coisa de milho não me agrada).

Beijo!