Um mês antes da festa da escola começavam os ensaios pra quadrilha, as fofoquinhas de “quem vai dançar com quem”, quem vai chamar quem pra dançar na hora do balancê, e se era pra fazer o passo que a menina senta no colo do menino... senta que lá vêm as risadinhas.
Rainha do Milho eu nunca fui, mas já ajudei bastante. Até vender bobó de camarão no Casquetinho, chiclete e bala no recreio. E no fim das contas era tanta da confusão entre as candidatas a tal que sai de baixo.
No dia da festa: o vestido que passamos o mês inteiro aperriando a pobre da costureira, as cinco pintinhas nas bochechas, dois pitós (ou xuxinha) a la Chiquinha; canjica, pamonha, milho assado, cozido; traque de massa, traque (que não é de massa), peido de véia, vulcão, chuvinha, cobrinha... Avemaria, era tanta coisa que no final da festa a gente capotava!
Mas era mesmo muito divertido!!
Hoje já não se pode dizer o mesmo... pra mim São João se resume a fumaça e forró – ambos empurrados goela abaixo sem a minha vontade pelos queridos vizinhos da casa da minha avó. A parte que realmente vale a pena é a comilança. Ah... nada como um milhinho assado, pamonha e canjica! Essa parte eu realmente a-do-ro!
Eu cresci ou fiquei mal-humorada?
8 comentários:
acho que vc ficou mal-humorada, pq eu continuo A-DO-RAN-DO festa de são joão e fiquei arrasada desse ser o segundo ano consecutivo que eu passo o são joão numa cidade que não considera o dia 24/06 feriado... ainda me iludiram dizendo que sábaado agora teria uma festa junina pra eu ir, e eu já super separando minha sandalinha de couro pra ARRASAR no forró e na quadrilha, mas... adiram pro outro fds, qnd eu n mais estarei aqui. =(
já as comidas eu só gosto de milho zido e tapioca. detesto blo de milho, canjica, pamonha, etc etc etc. #prontofalei.
(...)
meu comentario foi quase um post novo... =P
É vero, eu gosto de uma festinha assim com uma turma bem bacana pra chamar de sua e tirar onda. Mas se me chamar pra um show de forró em Caruaru eu vou pensar duas vezes antes de inventar uma desculpa bem fuleira =P
Claro que isso é hoje, vai que amanhã eu não tô ralando bucho por aí? #acontece
Mas, pensando bem, com essa turma bacana pra chamar de sua dá até pra encarar...
no no no.. eu me arrisco no forró "raiz" e na quadrilha, vestida de matuta e de pitó no cabelo. show de banda de forró com mil outras pessoas ariando fivela já n é muito a minha praia não.. nem com uma turma bacana pra chamar de minha!
... claro que isso é hoje, vai que amanhã eu... hum... não, eu não vou não.
Ah bom, já vinha aqui falar de um certo Forró Caju que passei com você e sua "animação matuta"!!
nem vem que ali n era nem banda de forró tocando, viu? era naurÊa e cordel do fogo encantado -- quer mais raiz que isso???
Nara você ficou mau-humorada sim e eu fiquei ainda pior.
Motivos pelos quais detesto São João:
1. Odeio fogos
2. Qual é a da fogueira deixando tudo fedorento e provocando um ardor insuportável nos olhos?
3. Forró (e fui para um interior onde tocava um dito forró e swingueira, creia! Pé de serra e tradicional eu gosto, mas tudo com moderação e certos forrós... não deveriam levar esse nome).
4. Milho (de milho só gosto de cuzcuz e pipoca e mesmo assim, não curto muito pipoca. Sério, qlqr outra coisa de milho não me agrada).
Beijo!
Postar um comentário