segunda-feira, 29 de junho de 2009

Michael, eles não ligam pra nós!

Desde a morte de Michael Jackson, todos os textos e especiais de tv que eu vejo, falam sobre a dualidade do seu modo de vida, aparentemente contraditório. Em um blog a autora fala da suposta doença que o deixou branco e das inúmeras plásticas que afinaram seus traços e o tornaram (estranho) caucasiano, fazendo um paralelo com a sua música e sua dança, claramente “negras”; nas palavras dela “o convívio aparentemente paradoxal da negação física com a afirmação musical”.

Depois de pensar um pouco sobre isso e rever alguns clipes, me dei conta de que eu nunca li ou assisti algo sobre o Michael onde ele não fosse retratado como alguém preconceituoso e racista, que simplesmente não admitia ser de uma cor escura. Até onde eu sei, ele nunca disse que não queria ser preto, pelo contrário: “I'm not going to spend my life being a color” (tá, não é ele que canta essa parte, mas se a música é dele e o cara canta isso, é porque MJ concorda né?). Então seria ele o preconceituoso ou somos nós?

[imagine o clipe de black or white aqui]

Porque olha, um cara que faz tantas homenagens ao estilo black de ser não pode ser racista. O break, o street, os clipes dele, as letras das músicas, tudo que ele fazia tinha algo que nós consideramos da cultura negra, mas que pra ele talvez fosse só música boa (o cara detinha todos os direitos das músicas dos Beatles, por deus! , ele sabe o que é música boa!).

Quanto à brancura e as plásticas, não há dúvidas de que algo saiu MUITO errado ali, mas Angela Bismarchi taí virando japonesa e ninguém diz que ela é louca ou que odeia o Brasil porque quer parecer de outra nacionalidade. Todos nós temos padrões de beleza pra tudo e Michael tinha o dele, que era ser branco, oras.

[imagine o clipe de don’t stop till get enough aqui]

Ainda acho que ele era mentalmente (muito) perturbado, mas não vou entrar no mérito da questão, porque é muito mais complexo do que eu sou capaz de desenvolver aqui agora e o texto é sobre o artista, não sobre a pessoa e, como artista, eu o respeito muito!

Fiquei pensando nisso porque eu realmente gostava dele, das músicas, da dança, dos shows... dos clipes então! O moonwalk eu nem me arrisco, mas uma das metas da minha vida é conseguir reproduzir sem erros a coreografia de Thriller.

Hei de conseguir, aguardem.

[imagine o clipe de thriller aqui]



*quem souber como inserir vídeos na postagem sem travar o blogger, favor enviar tutoriais.

4 comentários:

Nara disse...

Ia justamente comentar a sua preguiça em postar os vídeos...
Atenção:
1 - Encontre o vídeo no youtube e copie o código "incorporar" que tá do lado direito, nas informações do vídeo.
2 - Abra a postagem do blogger em HTML, não em texto, e copie o código lá.
Priu!

Beolina disse...

mas n foi preguiça! eu tentei colocar pelo editor, mas travou tudo... mas valeu a intenção, hein?

Daniel disse...

nossa, que medo de vc dançando thriller! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caleidoscópio disse...

Okok, não aguento mais MJ, sério. Tanta coisa acontecendo hahaha