quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Só dá esperto nesse mundo

Então, né. Passagem de ônibus: R$ 1,95.


Agora sigam a bolinha:


R$ 1.95 a passagem inteira. Dividido por dois, temos R$ 0,975.


Confere até aqui? Continuemos:


Quando você leva seu cartão magnético de passe e compra, por exemplo, 20 passagens, você paga R$19,50 , certo? Certo até certo ponto, porque na hora de passr o cartão na maquininha do ônibus, que só trabalha com dois dígitos depois da vírgula, ela vai descontar R$ 0,98, significando que você só conseguirá pagar dezenove passagens, em vez das vinte que você comprou. Pegou a idéia? Agora multiplique isso pelas 352 milhões de pessoas que pagam meia passagem no ônibus.

Essa foi a primeira história, das empresas de ônibus que sutilmente assaltam seus usuários.

A segunda história é sobre o cobrador de uma dessas empresas. Mais especificamente, o cobrador do ônubus que eu pego todos os dias.

Antes, um detalhe importante para a narrativa: de uns tempos pra cá inventaram que a minha carteira de passe tem que ser renovada a cada seis meses, mas é aquela coisa: tem que pagar, tem que enfrentar filas de 2687 metros... eu acabo adiando e por isso tendo que pagar a passagem inteira. Percebem a contradição? Eu reclamo do preço da passagem mas adio exercer meu direito de pagar meia. Mas tanto faz, eu continuo sendo roubada do mesmo jeito, vejam:

Quantas pessoas vocês conhecem que andam com um-re-al-e-no-ven-ta-e-cin-co-cen-ta-vos, assim, trocadinho? Só eu, né, que cansada de trocar os meus dinheiros, ataquei o cofrinho e passei uns dias pagando quase dois reais em moedas de cinco centavos. Um pouco constrangedor, mas quem trabalha com troco geralmente gosta - e até me agradece -, menos é claro o cobrador em questão. Porque me digam: quantas pessoas vocês conhecem que dão dois reais ou cinco ou dez e cobram os cinco centavos que ficaram faltando no troco? Só eu, né, que não tenho cofrinho cheio de moedas de cinco centavos à toa.

Aí que eu percebi que esse cobrador sempre - eu disse SEMPRE - dava o troco de quem pagava a passagem inteira, faltando os cinco centavos. E nem satisfação ele dava, do tipo "tô sem troco, aceita um chiclete?". Nada. Como ninguém cobrava - nem eu -, ele seguia feliz, até que um dia, intrigada com o fato dele NUNCA ter o troco, resolvi perguntar: e os cinco centavos? Vocês não fazem i-d-e-i-a da cara que ele fez! Foi a maior cara de "quem você pensa que é pra acabar com a minha aposentadoria?", porque sim, siiiiim, ele tinha os cincos centavos!!! Agora multiplique isso pelas 856 milhões de pessoas que não pagam a passagem inteira trocada?

E é assim que eu começo os meus dias, todos os dias: perguntando a ele dos meus cinco centavos, que ele nunca entrega de primeira. E adivinha? Ele sempre tem!

7 comentários:

Nara disse...

Ok, comecei lendo e pensando, "bea pirangueira". Mas, ok, vc me convenceu, é realmente injusto...
Aqui a passagem custa 1,85 e eu tô com preguiça de fazer as contas, faz aí, por favor? =)
Ah, cobrador esperto deve ser pré-requisito, viu...

Natali Assuncao disse...

Bea, faltam-me palavras para concordar com tudo tamanha 'e minha indignacao.
Ja passei por tantas dessa que vc nem imagina. Depois ninguem entende minha falta de otimismo e fe na humanidade...
(falta de acentuacao por causa do pc).

Cecília disse...

Renovar a carteirinha num paga não. E va logo q é só até algum dia de setembro.

Ou então fique comprando a passagem lá no terminal do centro, que os carinhas vendem a R$1,75 e já ficam com R$0,25 na mão esperando sua nota de R$2.

Vanessa disse...

Pelo menos esses carinhas são muito eficientes... Além de já estarem com o troco na mão, estão sempre sorridentes e não te fazem esperar.

Messias disse...

Tá certissíma, vai vc com 1,90 pra ver se ele aceita, se ele disser: e os cinco centavos, vc diz: vc ficou me devendo ontem! rs

beijos

Nara disse...

hahahahahaa Boa!!
Fez isso, bea! Faz, faz, faz!!

Beolina disse...

não me deem essas idéias não, que minha cara de pau pra essas coisas é bem sugestionável! =P