terça-feira, 15 de setembro de 2009

Teu passado te condena

Mexendo nuns guardados de muitos anos atrás, achei este livretozinho, lançado em 1992 pela escola onde eu estudava.



O livro, com capa mimeografada, textos e fotos (dos alunos fotografados contra o sol) xerocados e introdução escrita à máquina, além de ser um exemplar único da tecnologia ultramoderna da época, é também uma coletânea de histórias e desenhos realizados pelos alunos da 1ª série A, alfabetizados no ano anterior.


Eu só lembro que adoeci e faltei no dia oficial de escrever as histórias, e tive que escrever de última hora em outro dia normal de aula, quando recebi as parcas instruções: “nesse lado tu escreve, nesse outro tu desenha”. Se tivessem me dito que era um “registro para a posteridade”, talvez eu tivesse caprichado mais, mas enfim, segue a obra prima literária (tudo sic):

-------------------

Os animais e a prima-vera [sim: prima, hífen, vera]

Com a chegada da prima-vera [de novo] toda natureza entra em festa.
A prima-vera
[opa] é muito boa, quando ela chega os jardins ficam floridos, as matas ficam verdinhas [adoro o diminutivo, que doçura], as flores ficam mas [sem i] colorida [sem s] e por isso a variedade de borboletas aumenta [sabe deus de onde eu tirei esse fato científico]. É borboleta tudo que é cor, cada uma mas [o Word insiste em me corrigir] bonita do que a outra e elas ficam pulando de flor em flor e por isso faz que a natureza fique mas [hum]
bonita.

Autora: [content supressed]
idade: 7 anos
série: 1º”

-------------------

E essa sou eu, recém-alfabetizada. Já dava pra sentir que tinha futuro, hein?


As borboletas pulam de flor em flor.

7 comentários:

Caleidoscópio disse...

Bea, adorei o post. Deu até vontade de encontrar uma publicação de poesis do colégio onde estudei. P/falar bem a verdade até reli há algum tempo uns textos antigos, deixa quieto.
Adorei! Muito bom.

Beolina disse...

textos antigos eu só divulgo se for assim, de muuuuito tempo atrás, antigo mesmo. primeira infância e tal, onde todos os erros e falhas são perdoadas. os de poucos anos atrás eu tenho vergonha =P

Caleidoscópio disse...

Bea, como pode não gostar, aliás amar Trainspotting? Não te apedrejarei jamais! Mas como pode, flor?

=*

Nara disse...

Rapaz, eu tb tenho um desses, mas da 4ª série. E como eu sou mais JOVEM a tecnologia já era colorida hahahaha
Ah, eu queria ver a foto ampliada, ô!!!

Vanessa disse...

Ounnn...

Que texto mais fofinho!!! :O)

Nem estou acreditando que vc já foi uma menina doce e meiga... =X

Nara disse...

Ui!


OIa, bota a foto do povo de um jeito que eu possa ver graaande!

Beolina disse...

mas é cada uma, viu? ¬¬

não sei pq a imagem da foto n tá ampliando... as outras estão. =/ vou tentar mudar.