domingo, 27 de setembro de 2009

Memória para viagem

- Bom dia, em que posso ajudar?

- Bom dia. Me vê um punhado de memórias, por favor.

- De que tipo, senhora?

- Hum... comece com memórias de infância. Tem das que lembram risadas, brincadeiras e uma certa sensação de que depois daquilo ainda viria muito mais?

- Tem sim, senhora, é a mais pedida.

- Então coloca bem muito dessa. Coloca também uma que me lembre de pessoas que eu não vou ver nunca mais. E um pouco da minha imaginação infantil.

- Feito. Mais alguma?

- Sim, sim, muito mais. Eu vou querer memórias de histórias que eu não vivi, de personagens que eu nunca fui, mas cujas vidas e idéias eu peguei emprestadas por alguns dias, horas... alguns estão comigo até hoje. Tornaram-se um pouquinho de mim, foram meus companheiros e únicas companhias algumas vezes. Em outras senti que só eles poderiam me entender. Mas não eram reais, você sabe... Tem dessas?

- Para todos os gostos.

- Gosto assim, bem variado. Coloca uns de pessoas reais também, pra eu fingir que as conheci.

- Ok.

- Olha, eu também vou querer lembranças de família. Um objeto que marque a primeira grande mudança da minha vida, literalmente, mas que não fique na cara o que ele representa. Que as pessoas olhem pra ele com doçura, e não saibam o leve desespero que eu sinto quando me coloco de novo naquele comecinho de milênio. E quero memórias do único filho que já tive até hoje.

- Vai querer da grande ou da pequena?

- Da pequena. As memórias são minhas e algumas pessoas nunca entendem que cachorros podem ser mais humanos que... bem, humanos. E que fazem falta quando vão para o céu dos cachorros. É, da pequena mesmo, só pra mim. Coloca bem no alto, pra só eu alcançar.

- Ainda tem bastante espaço, o que mais eu coloco?

- Amigos, claro! Dos que eu não vejo mais e perdi o contato, vou querer memórias de super-poderes que ajudavam a enfrentar aquela confusão da adolescência. Dos que estão longe, quero memórias da atenção em lembrar - e me presentear com - o meu filme favorito. Dos que estão perto, quero a surpresa de ser presenteada com lembranças de um mundo distante que eu não conheço, vindas de alguém que eu não conhecia. Dos que passaram bem rápido, quero a lembrança dos que me viam como uma criança, mas me diziam ter letra de adulta, seja lá o que isso signifique.

- Tá ficando uma mistura boa.

- Ainda falta muito... tem espaço?

- Ai de mim, se não tivesse.

- Então coloca bichinhos, vários bichinhos. E um Francisco abençoando tudo isso. Ah, coloca as flores que eu ganhei também! Quero muito a memória daquele dia. E daquela pessoa. Por favor, completa com memórias de um futuro que não aconteceu ainda? Um pedacinho do quebra-cabeça que eu vou montar junto com ela? Eu também quero memórias de um mundo que eu quero ajudar a projetar, memórias inspiradoras, memórias que eu escolhi. Aproveita e coloca memórias dos meus dois lados e uma memória das coisas boas que me ensinaram. Lápis pra desenhar o mundo e caixinhas pra guardar conversas antigas. Ainda tem espaço pra humor?

- Tem um cantinho aqui em cima.

- Coloca então um cabeção!

- Olha, você esqueceu de colocar fotos...

- Esqueci não, fotos tem sorrisos congelados, uma hora começam a parecer a Monalisa, sem você saber se é sorriso de felicidade ou de sarcasmo. Foto boa é foto guardada, pra você procurar quando quiser. Expostas, assim, boas são coisinhas pequenas, que só a gente sabe o que significa.

- Vi que você pegou uma bíblia. Vai querer também?

- Vou sim, tem histórias lindas nela... realmente inspiradoras.

- Pronto, já acrescentei. Mais alguma coisa?

- Por enquanto, não, já tem o bastante pra eu me lembrar de muitas coisas... mas posso voltar aqui se faltar alguma coisa ou se quiser coisas novas?

- Claro! Aqui ou em qualquer uma das nossas filiais. Temos representantes espalhados por todo o mundo, em vários lugares. Em quase todos. Em quase tudo, pra ser sincero.

- Que bom... to sentindo que vou voltar mais vezes.

- Fico feliz. Acredita que tem gente que nunca volta? Tem gente até que nunca veio!

- Espero não me tornar uma pessoa assim...

- Sim, sim. Outra coisa... é pra agora ou é pra levar?

- É pra levar. Pra sempre.

Pode embrulhar pra presente.

5 comentários:

Máh disse...

Nounxe... quero lembrar esses todos por toda a minha vida, também, nenê... quero lembrar desse que escreveu também... amo tanto você, pequena, foi! M-beijo, querida! :O)

Natali Assuncao disse...

Ooowww, que lindo! Texto seu Bea? Tb quero muitas, muitas lembrancas=)

Beolina disse...

o texto é meu sim, natali. texto e foto =)

;**

Natali Assuncao disse...

Ah! Entao vale mais um comentario: Encantador seu texto, viu? Quero ler mais!
Beijo!

Nara disse...

Eu não comentei pq não li, pelo contrário, li e reli e achei ton bunitinho e fofinho e fala do filme que eu dei e dos cachorros que eu não gosto mas compreendo que são como filhos (pode não parecer, mas eu sei) que eu não sabia o que comentar...
Mas li!! E quero um prateleira dessa tb =P